A Resposta está no Verso

July 16, 2016

 

 

E ele falou sobre Nietzsche, sobre a morte do pai, sobre sua razão de estar ali. Atrás da mesa de escritório velha. Arquivo enferrujado no canto. Para não esquecer o processo kafkiano da burocracia. Típico. Ambiente frio, um pouco sombrio, mas não tão pesado quanto eu esperava. Filosofamos sobre os acasos e o Super Homem. Naquele momento aprendi a engolir o choro. Não era embriaguez. Aprendi a captar mentalmente a essência da imagem. Em preto e branco. Com aroma, música e sabor. Espera! Isto foi muito antes de tudo acontecer. Já tive a oportunidade de ouvir a ópera das movimentações causadas pelos ventos, contemplar as estrelas horizontalmente no gramado e rodopiar com os braços abertos sem esbarrar em nada, nem em ninguém. O tempo agora não é real. Somente o encontro de informações que não posso mais racionalizar. O subconsciente faz o seu papel e trabalha a memória de uma maneira mais sábia. Assim, não existe começo, nem fim.

 

“Mas depois eles não explicam por que estão fazendo isso?”

 

Uma campanha disciplinar sobre moral, ética, cultura e cidadania, ampliou o mapa de reflexões e este talvez seja um esboço cartográfico. Em forma de sons, proteína vegetal e corpo humano. Do látex, da celulose, do pó, à pneumonia. O pulmão está cheio de amônia e amido de milho, mas o coração, perfeitamente forte e purificado. Ecce Homo e Eles Estudaram o Homem, revestiam crânio, maxilar, mandíbula, clavícula, escápula, esterno, costelas, coluna vertebral, ílio, sacro e púbis. Uma disputa flexível por uma grande página solta banalizava a vontade de poder. Romper. A estrutura, o tempo aplicado e o espaço inabitável. A capa de borracha protegia respostas a uma simples/complexa pergunta: Em quem você se inspirou? E voltamos ao homem, ao mapa de pensamentos e às interrogações. Escritos em forma de homenagem, perguntas, reflexões e anonimato dividiam lugar com retalhos do cauchu. A árvore que chora, transforma lágrima em cicatriz. A casca da ferida, em brochura. Se a casca é dura e resistente, a experiência e a produção constroem a coleção. Gaveta, termos, explicação e sua expectativa, talvez tenham ficado nas palavras cruzadas do segundo caderno de segunda-feira.

 

*A Resposta está no Verso

 

 

Fotografia: Marcelo Hallit

 

Performers:

 

Fabiana Castelo
Fernanda Marques
Marcela Cavallini

 

Assistente: Mid Rodrigues

 

Curadoria Nadam Guerra
Espaço SARACURA

Rio de Janeiro

 

Vestes:

NIETZSCHE, Friederich Wilhelm. Ecce Homo: Como se chega a ser o que se é. Lisboa: Guimarães & C. Editores, 1979.

KARDINER, Abram; PREBLE, Edward. Eles estudaram o Homem: vida e obra dos grandes antropologistas. São Paulo: Cultrix, 1961.

 

Livro em progresso. 
Etapa 1337 concluída.

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

O segundo dia

August 16, 2016

1/10
Please reload

Recent Posts

December 8, 2017

September 4, 2017

March 30, 2017

March 16, 2017

February 17, 2017

December 16, 2016

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

  • Facebook Basic Square

© ​Paula Blower2016. Todos os direitos reservados.